O risco cardiometabólico relaciona-se às alterações metabólicas que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2.

A obesidade é um grave problema de saúde pública na medida em que, além de ser um fator de risco cardiometabólico, contribui com outros fatores de risco cardiovascular como hipertensão e dislipidemias.

As alterações apresentadas pelo tecido adiposo em decorrência do acúmulo excessivo de gordura são um ponto crucial na relação entre a obesidade e o risco cardiometabólico.

O persistente balanço energético positivo leva à sobrecarga da capacidade de armazenamento e metabolização de lipídios do tecido adiposo em expansão, originando um estado de inflamação e hipóxia. Essa inflamação, crônica e de baixa intensidade, contribui para o desbalanço na homeostase imunológica e metabólica, levando ao declínio gradual da sensibilidade à insulina, com consequentes alterações cardiometabólicas e complicações vasculares comumente observadas em indivíduos obesos.

Deste modo, o tecido adiposo, antes considerado um simples depósito de energia, é atualmente reconhecido como um órgão endócrino, exercendo funções autócrinas, parácrinas e sistêmicas, que regulam processos metabólicos por meio de substâncias proteicas bioativas chamadas adipocitocinas.

Neste livro discutimos os principais mecanismos metabólicos que ligam a obesidade abdominal e as adipocitocinas ao risco cardiometabólico, bem como os aspectos metabólicos envolvidos no chamado “efeito sanfona”.

De forma prática, apresentamos o manejo nutricional da obesidade e dos fatores de risco cardiometabólico, com foco na apresentação e discussão das recomendações de nutrientes e padrões alimentares relacionados a efeitos benéficos na melhora do risco cardiovascular.

Por fim, a análise de um caso clínico ilustra toda a conduta nutricional, desde a anamnese até o acompanhamento e avaliação dos resultados.

 

Clique aqui para adquirir o e-book Obesidade e Risco Cardiometabólico



Links de Sites/portais de referencia no assunto abordado no e-book

Sociedade Brasileira de Diabetes
www.diabetes.org.br

Sociedade Brasileira de Hipertensão
www.sbh.org.br/

Sociedade Brasileira de Cardiologia
www.cardiol.br/

The DASH Diet
dashdiet.org/

Predimed Study
predimed.onmedic.net/eng/Home/tabid/357/Default.aspx